Kéramica nº371 já está on-line!

31/08/2021

As temáticas Energia, Recursos Humanos e Matérias-Primas, embora já tenham sido abordadas em recentes edições da Keramica, merecem mais uma vez, presença nesta edição. Pela atualidade dos tempos, acrescido da situação pós pandemia, estes são recursos fulcrais e estratégicos para o sector cerâmico. Quer seja pela “crise” energética e aumentos de preços da energia, seja na ruptura nas cadeias de fornecimentos, pelas dificuldades de transportes e obtenção de matérias primas, seja na importação ou extração das mesmas ou ainda pela dificuldade em obter ou atrair recursos humanos para trabalhar nas unidades fabris, estes são Recursos Estratégicos primordiais que podem dificultar a recuperação das empresas, não só no sector cerâmico mas também em demais sectores de atividade.
Mas há muito mais na sua Kéramica para descobrir!

Saber mais

DEBATE - A CAMINHO DA DESCARBONIZAÇÃO - Transição Energética e Reindustrialização em Portugal

24/09/2021

DEBATE 28 de setembro 2021 | 17H00 - 18H30 [Plataforma webex] No âmbito do Gabinete de Projetos da APICER, foi entendido estruturar um ciclo de Webinars sobre o processo de Descarbonização da Economia.
O primeiro webinar deste ciclo teve lugar no dia 6 de setembro de 2021, sobre o tema Transição Energética e Reindustrialização em Portugal. A transição energética implicará uma alteração na composição de combustíveis e na estrutura dos sistemas produtivos, sendo necessário identificar as melhores alternativas, ultrapassar dúvidas e constrangimentos. No webinar do passado dia 6 de Setembro, o foco foi o Gás Natural e o Hidrogénio, percebemos que o tema suscitou elevado interesse e que o debate ficou incompleto devido ao adiantado da hora. Convidamo-lo a ouvir ou rever a gravação deste ultimo webinar no dia 28 de Setembro aqui

"CONSTRUINDO CIDADES SAUDÁVEIS E SUSTENTÁVEIS”

15/09/2021

SAÚDE E CONSTRUÇÃO
15 DE SETEMBRO DE 2021 - 14H00 - 17H00


Auditório do ITECONS R. Pedro Hispano, 3030-289 Coimbra Universidade de Coimbra (Pólo 2)

A participação será gratuita, mas de registo obrigatório através do e-mail: eventos@itecons.uc.pt

A APICER é uma das entidades organizadoras deste evento participando nas várias mesas redondas.

Webinar Cerâmica + Circular ( Vídeo )

16/06/2021

A CIP e a APICER realizaram, em parceria com a EY-Parthenon, o webinar "Empresas + Circulares: Desafios no setor cerâmico”, que teve lugar a 16 de junho. Uma iniciativa que abordou as oportunidades e barreiras da circularidade no setor cerâmico. O evento integra o Ciclo de Webinars Empresas + Circulares, organizado pela CIP, em conjunto com as suas associadas, e em parceria com a EY-Parthenon. Pode ver ou rever o vídeo deste webinar aqui

Saber mais

EcoTermIP - documento de referência para o setor da indústria cerâmica

01/04/2021

O Evento de Encerramento do projeto EcoTermIP realizou-se no dia 30 de março de 2021, das 11h às 13h, em formato webinar através da plataforma Microsoft Teams. Este projeto foi promovido pelo ISQ e o INEGI em parceria com 4 associações empresariais - APICER, AIMMAP, APIC e ANIL – representativas dos setores abrangidos pelo projeto: indústria cerâmica, indústria metalomecânica, indústria agroalimentar - produtos à base de carne e indústria agroalimentar – laticínios.

Destacamos o documento de referência para o setor da indústria cerâmica, que identifica medidas que visam a redução do consumo de energia térmica e ecoeficiência em fornos e secadores e atomizadores, incluindo ainda 2 casos de estudo de recuperação de calor.

Pode consultar a apresentação efetuada pela APICER e o documento com os resultados obtidos no setor da indústria cerâmica AQUI

CARTA ABERTA AO PRIMEIRO MINISTRO | RECURSOS MINERAIS

01/03/2021

Subscrita pelas instituições nacionais do setor dos recursos minerais, a ASSIMAGRA, a Associação Cluster Portugal Mineral Resources (ACPMR), a Associação Portuguesa de Geólogos (APG), a Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e Cristalaria (APICER) e o Colégio de Engenharia Geológica e de Minas da Ordem de Engenheiros de Portugal, dirigiram uma Carta Aberta ao Primeiro-Ministro do XXII Governo da República Portuguesa, apontando para o momento vivido na atividade extrativa de exploração de depósitos minerais, e pugnando para que este apoie claramente o setor extrativo nacional, reconhecendo a sua importância económica na geração de emprego e riqueza, subida na cadeia de valor, aumento das exportações, e contribuindo para a coesão territorial.

Todos os signatários manifestaram a disponibilidade para discutir, em conjunto, o envolvimento do setor dos recursos minerais na estratégia de desenvolvimento de Portugal.

Leia a Carta Aberta ao Primeiro-Ministro

Saber mais

Fechar

Login

* campos obrigatórios

Esqueceu-se da password?

Recuperar Password

* campos obrigatórios