EcoTermIP - documento de referência para o setor da indústria cerâmica

01/04/2021

O Evento de Encerramento do projeto EcoTermIP realizou-se no dia 30 de março de 2021, das 11h às 13h, em formato webinar através da plataforma Microsoft Teams. Este projeto foi promovido pelo ISQ e o INEGI em parceria com 4 associações empresariais - APICER, AIMMAP, APIC e ANIL – representativas dos setores abrangidos pelo projeto: indústria cerâmica, indústria metalomecânica, indústria agroalimentar - produtos à base de carne e indústria agroalimentar – laticínios.

Destacamos o documento de referência para o setor da indústria cerâmica, que identifica medidas que visam a redução do consumo de energia térmica e ecoeficiência em fornos e secadores e atomizadores, incluindo ainda 2 casos de estudo de recuperação de calor.

Pode consultar a apresentação efetuada pela APICER e o documento com os resultados obtidos no setor da indústria cerâmica AQUI

Kéramica nº368 já está on-line!

19/03/2021

"O progresso é a realização de utopias", escreveu Óscar Wilde. Era bom que tivéssemos isso em conta e que não desistíssemos da busca pelas melhores soluções. O aumento das Emissões de Gases com Efeito de Estufa é, sem dúvida, um dos problemas que enfrentamos a nível global, nas nossas casas, nas nossas empresas, na indústria, à qual a cerâmica não estará certamente alheia. Por isso o tema desta Edição é a Descarbonização.
Mas há muito mais na sua Kéramica para descobrir!

Saber mais

CARTA ABERTA AO PRIMEIRO MINISTRO | RECURSOS MINERAIS

01/03/2021

Subscrita pelas instituições nacionais do setor dos recursos minerais, a ASSIMAGRA, a Associação Cluster Portugal Mineral Resources (ACPMR), a Associação Portuguesa de Geólogos (APG), a Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e Cristalaria (APICER) e o Colégio de Engenharia Geológica e de Minas da Ordem de Engenheiros de Portugal, dirigiram uma Carta Aberta ao Primeiro-Ministro do XXII Governo da República Portuguesa, apontando para o momento vivido na atividade extrativa de exploração de depósitos minerais, e pugnando para que este apoie claramente o setor extrativo nacional, reconhecendo a sua importância económica na geração de emprego e riqueza, subida na cadeia de valor, aumento das exportações, e contribuindo para a coesão territorial.

Todos os signatários manifestaram a disponibilidade para discutir, em conjunto, o envolvimento do setor dos recursos minerais na estratégia de desenvolvimento de Portugal.

Leia a Carta Aberta ao Primeiro-Ministro

Saber mais

Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia

01/01/2021

Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia
Entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2021, Portugal assume a Presidência rotativa do Conselho da UE, tendo adotado o lema «Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital» Neste semestre, Portugal vai: planear e presidir às reuniões do Conselho e das suas instâncias preparatórias; representar o Conselho nas relações com as outras instituições da UE. Definiu como Linhas de ação:
1 - Europa Resiliente - Promover a recuperação, a coesão e os valores europeus
2 - Europa Verde - Promover a UE como líder na ação climática
3 - Europa Digital- Acelerar a transformação digital ao serviço de cidadãos e empresas
4 - Europa Social - Valorizar e reforçar o modelo social europeu
5 - Europa Global - Promover uma Europa aberta ao mundo

Saber mais

Fechar

Login

* campos obrigatórios

Esqueceu-se da password?

Recuperar Password

* campos obrigatórios