KÉRAMICA 376 já está online!

08/07/2022

“A cerâmica é uma das manifestações do engenho humano que mais têm prendido a atenção do homem. Todo o mundo civilizado tem por essa opulenta arte da forma e da cor o culto que é devido às obras [verdadeiramente significativas, capazes de atingir alta beleza.] Desde o príncipe até à criatura mais humilde, quem lhe não tem dedicado interesse e até amor?” As palavras com que José Queirós inicia o primeiro capítulo de “Cerâmica Portuguesa e Outros Estudos”, uma das mais relevantes monografias no estudo da cerâmica portuguesa, cuja primeira edição foi publicada em 1907 e editada pelo próprio autor, resumem bem aquilo que a cerâmica representa no nosso país, desde o seu aparecimento: é uma arte de todos. Por isso, nesta edição da Kéramica contamos alguns factos da História e Histórias da Cerâmica Portuguesa sem nunca esquecer o relevante Património Industrial Cerâmico. No artigo de destaque debatemos o Turismo Industrial no sector da Cerâmica e da Cristalaria. Esta Edição, é acompanhada do quarto encarta subordinado ao tema da Descarbonização, com tema da Economia Circular. Contamos com artigos de Jorge Cristino, autor e gestor, de Nadège Seguel , da Cerame Unie e Carlos Martins, Mestre em Planeamento Regional e Urbano.
VER ENCARTA AQUI

Saber mais

CERAMIC TECH DAYS - YOUR HOTEL & SPA | ALCOBAÇA - 6 e 7 de Julho de 2022

06/07/2022

Antecipar cenários, partilhar tendências, e encontrar respostas para novas e constantes mudanças é o mote para a realização desta iniciativa do CTCV - Centro de Interface Tecnológica, que conta com a parceria da APICER, da Câmara Municipal de Alcobaça e vários parceiros tecnológicos das empresas. O evento é de participação gratuita, mas de inscrição obrigatória.

Saber mais

APICER PROMOVE WEBINAR SOBRE A REDE GLOBAL DA DIÁSPORA

28/06/2022

A Apicer promove um webinar, no próximo dia 28 de junho, pelas 17h30, para apresentação da plataforma >b>Rede Global da Diáspora, a maior rede colaborativa da Diáspora Portuguesa, com o objetivo de criar oportunidades de negócio, potenciar exportações, incentivar o investimento e promover o networking empresarial. As inscrições para a sessão já estão abertas e podem ser feitas diretamente na plataforma
aqui
A Rede Global da Diáspora é uma rede colaborativa que visa aproximar os portugueses espalhados pela Diáspora e ao mesmo tempo potenciar a internacionalização das PME´s portuguesas. Tem como principal missão promover a marca Portugal internacionalmente e ajudar as PME nacionais a aumentarem as suas exportações, estimulando a colaboração das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo. A plataforma conta com mais de 7500 inscritos, de 130 países, e perto de 29.500 empresas registadas. A Rede Global da Diáspora é um projeto promovido pela Fundação AEP, apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do COMPETE 2020 - Sistema de Apoio às Ações Coletivas, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Saber mais

Reportagem Sic Noticias - Preços da Energia

12/01/2022

No passo dia 12 de Janeiro, a SIC Noticias transmitiu uma reportagem sobre o aumento dos preços da energia e a crise provocada no sector cerâmico nacional A reportagem contou com a intervenção do Presidente da Direção da APICER, Dr José Sequeira. Pode ver o vídeo desta reportagem aqui

Saber mais

DEBATE - A CAMINHO DA DESCARBONIZAÇÃO - Transição Energética e Reindustrialização em Portugal

24/09/2021

DEBATE 28 de setembro 2021 | 17H00 - 18H30 [Plataforma webex] No âmbito do Gabinete de Projetos da APICER, foi entendido estruturar um ciclo de Webinars sobre o processo de Descarbonização da Economia.
O primeiro webinar deste ciclo teve lugar no dia 6 de setembro de 2021, sobre o tema Transição Energética e Reindustrialização em Portugal. A transição energética implicará uma alteração na composição de combustíveis e na estrutura dos sistemas produtivos, sendo necessário identificar as melhores alternativas, ultrapassar dúvidas e constrangimentos. No webinar do passado dia 6 de Setembro, o foco foi o Gás Natural e o Hidrogénio, percebemos que o tema suscitou elevado interesse e que o debate ficou incompleto devido ao adiantado da hora. Convidamo-lo a ouvir ou rever a gravação deste ultimo webinar no dia 28 de Setembro aqui

Webinar Cerâmica + Circular ( Vídeo )

16/06/2021

A CIP e a APICER realizaram, em parceria com a EY-Parthenon, o webinar "Empresas + Circulares: Desafios no setor cerâmico”, que teve lugar a 16 de junho. Uma iniciativa que abordou as oportunidades e barreiras da circularidade no setor cerâmico. O evento integra o Ciclo de Webinars Empresas + Circulares, organizado pela CIP, em conjunto com as suas associadas, e em parceria com a EY-Parthenon. Pode ver ou rever o vídeo deste webinar aqui

Saber mais

EcoTermIP - documento de referência para o setor da indústria cerâmica

01/04/2021

O Evento de Encerramento do projeto EcoTermIP realizou-se no dia 30 de março de 2021, das 11h às 13h, em formato webinar através da plataforma Microsoft Teams. Este projeto foi promovido pelo ISQ e o INEGI em parceria com 4 associações empresariais - APICER, AIMMAP, APIC e ANIL – representativas dos setores abrangidos pelo projeto: indústria cerâmica, indústria metalomecânica, indústria agroalimentar - produtos à base de carne e indústria agroalimentar – laticínios.

Destacamos o documento de referência para o setor da indústria cerâmica, que identifica medidas que visam a redução do consumo de energia térmica e ecoeficiência em fornos e secadores e atomizadores, incluindo ainda 2 casos de estudo de recuperação de calor.

Pode consultar a apresentação efetuada pela APICER e o documento com os resultados obtidos no setor da indústria cerâmica AQUI

CARTA ABERTA AO PRIMEIRO MINISTRO | RECURSOS MINERAIS

01/03/2021

Subscrita pelas instituições nacionais do setor dos recursos minerais, a ASSIMAGRA, a Associação Cluster Portugal Mineral Resources (ACPMR), a Associação Portuguesa de Geólogos (APG), a Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e Cristalaria (APICER) e o Colégio de Engenharia Geológica e de Minas da Ordem de Engenheiros de Portugal, dirigiram uma Carta Aberta ao Primeiro-Ministro do XXII Governo da República Portuguesa, apontando para o momento vivido na atividade extrativa de exploração de depósitos minerais, e pugnando para que este apoie claramente o setor extrativo nacional, reconhecendo a sua importância económica na geração de emprego e riqueza, subida na cadeia de valor, aumento das exportações, e contribuindo para a coesão territorial.

Todos os signatários manifestaram a disponibilidade para discutir, em conjunto, o envolvimento do setor dos recursos minerais na estratégia de desenvolvimento de Portugal.

Leia a Carta Aberta ao Primeiro-Ministro

Saber mais

Setor da cerâmica pede apoios para fazer face à subida dos preços das energias

07/04/2022

O setor da indústria da cerâmica é mais um dos que reivindicam apoios governamentais para fazer face à escalada de preços inerente ao aumento dos custos com energia. Veja a entrevista .

Saber mais

Fechar

Login

* campos obrigatórios

Esqueceu-se da password?

Recuperar Password

* campos obrigatórios