WEBINAR - DESCARBONIZAÇÃO ENERGIAS RENOVÁVEIS

20/03/2022

No âmbito da descarbonização e da escalada de preços atuais da energia, tais como o gás natural, é cada vez mais importante olharmos para as energias renováveis e de baixo teor em carbono. As energias renováveis são consideradas fontes de energia produzidas através de recursos naturais e teoricamente infinitas (renovam-se). Apresentam menores impactos ambientais e por isso são cada vez mais uma alternativa aos combustíveis fósseis. Mas, quais poderão ou serão uma solução para as Indústrias de Cerâmica e Cristalaria, no caminho para a Descarbonização?

PROGRAMA



- Hermano Rodrigues, EY-Parthenon (Novos) desafios energéticos na Europa e em Portugal: o papel das energias renováveis
- Joaquim Costa, RenergyBC Benefícios da introdução centrais fotovoltaicas para autoconsumo na indústria da Cerâmica, perspetivas de evolução para centrais de baterias e modelos de financiamento a custo zero para as empresas.
- Carlos Jesus, Bright Solar Soluções de Fotovoltaico para a redução de custos e aumento da competitividade
- Nuno Francisco, Cleanwatts As comunidades de Energia Renovável como ferramentas de proteção de preços e aumento da competitividade da industria

24 de Março2021 | 17H30 - 18H30 Plataforma Webex

Saber mais

Reportagem Sic Noticias - Preços da Energia

12/01/2022

No passo dia 12 de Janeiro, a SIC Noticias transmitiu uma reportagem sobre o aumento dos preços da energia e a crise provocada no sector cerâmico nacional A reportagem contou com a intervenção do Presidente da Direção da APICER, Dr José Sequeira. Pode ver o vídeo desta reportagem aqui

Saber mais

Descarbonização da Indústria

10/12/2021

Decorreu no passado dia 10 de Dezembro a apresentação dos os apoios para projetos de investimento com vista à Descarbonização da Indústria, uma das Componentes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A sessão contou com a presença com a presença do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes, do Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves e do Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba e com a participação de representantes de Associações Empresariais dos setores que enfrentam desafios ligados à neutralidade carbónica. Uma das associações presentes foi a APICER com a intervenção do seu presidente, Dr José Sequeira. Pode ver o vídeo com esta apresentação
aqui

Kéramica nº372 já está on-line!

01/11/2021

Enquanto se vai falando de recuperação económica, retoma das trocas comerciais, aumento das exportações, e numa altura em que muitas empresas, nomeadamente do sector cerâmico e cristalaria, começam a respirar de alívio depois de sensivelmente ano e meio em modo de hibernação, notamos cada vez mais que o comércio mundial enfrenta crescentes constrangimentos e barreiras que impedem o livre comércio. A política comercial é construída sobre um princípio básico de eficiência e de livre concorrência, mas esse princípio é baseado numa ideia de Estado de Direito e de economia de mercado e esses valores são muitas vezes postos em causa. A imposição de tarifas aduaneiras e barreiras técnicas impacta de forma directa o comércio entre países, mas não se esgotam em si. Há outros meios que dificultam as trocas comerciais entre diferentes mercados. Num relatório sobre o comércio, a Comissão Europeia é inequívoca: o protecionismo tem vindo a aumentar. E é precisamente sobre a temática das Politicas e Barreiras Comerciais que enfocamos nesta edição da Keramica. Descubra tudo o que a Kéramica tem para lhe oferecer!

Saber mais

DEBATE - A CAMINHO DA DESCARBONIZAÇÃO - Transição Energética e Reindustrialização em Portugal

24/09/2021

DEBATE 28 de setembro 2021 | 17H00 - 18H30 [Plataforma webex] No âmbito do Gabinete de Projetos da APICER, foi entendido estruturar um ciclo de Webinars sobre o processo de Descarbonização da Economia.
O primeiro webinar deste ciclo teve lugar no dia 6 de setembro de 2021, sobre o tema Transição Energética e Reindustrialização em Portugal. A transição energética implicará uma alteração na composição de combustíveis e na estrutura dos sistemas produtivos, sendo necessário identificar as melhores alternativas, ultrapassar dúvidas e constrangimentos. No webinar do passado dia 6 de Setembro, o foco foi o Gás Natural e o Hidrogénio, percebemos que o tema suscitou elevado interesse e que o debate ficou incompleto devido ao adiantado da hora. Convidamo-lo a ouvir ou rever a gravação deste ultimo webinar no dia 28 de Setembro aqui

Webinar Cerâmica + Circular ( Vídeo )

16/06/2021

A CIP e a APICER realizaram, em parceria com a EY-Parthenon, o webinar "Empresas + Circulares: Desafios no setor cerâmico”, que teve lugar a 16 de junho. Uma iniciativa que abordou as oportunidades e barreiras da circularidade no setor cerâmico. O evento integra o Ciclo de Webinars Empresas + Circulares, organizado pela CIP, em conjunto com as suas associadas, e em parceria com a EY-Parthenon. Pode ver ou rever o vídeo deste webinar aqui

Saber mais

EcoTermIP - documento de referência para o setor da indústria cerâmica

01/04/2021

O Evento de Encerramento do projeto EcoTermIP realizou-se no dia 30 de março de 2021, das 11h às 13h, em formato webinar através da plataforma Microsoft Teams. Este projeto foi promovido pelo ISQ e o INEGI em parceria com 4 associações empresariais - APICER, AIMMAP, APIC e ANIL – representativas dos setores abrangidos pelo projeto: indústria cerâmica, indústria metalomecânica, indústria agroalimentar - produtos à base de carne e indústria agroalimentar – laticínios.

Destacamos o documento de referência para o setor da indústria cerâmica, que identifica medidas que visam a redução do consumo de energia térmica e ecoeficiência em fornos e secadores e atomizadores, incluindo ainda 2 casos de estudo de recuperação de calor.

Pode consultar a apresentação efetuada pela APICER e o documento com os resultados obtidos no setor da indústria cerâmica AQUI

CARTA ABERTA AO PRIMEIRO MINISTRO | RECURSOS MINERAIS

01/03/2021

Subscrita pelas instituições nacionais do setor dos recursos minerais, a ASSIMAGRA, a Associação Cluster Portugal Mineral Resources (ACPMR), a Associação Portuguesa de Geólogos (APG), a Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e Cristalaria (APICER) e o Colégio de Engenharia Geológica e de Minas da Ordem de Engenheiros de Portugal, dirigiram uma Carta Aberta ao Primeiro-Ministro do XXII Governo da República Portuguesa, apontando para o momento vivido na atividade extrativa de exploração de depósitos minerais, e pugnando para que este apoie claramente o setor extrativo nacional, reconhecendo a sua importância económica na geração de emprego e riqueza, subida na cadeia de valor, aumento das exportações, e contribuindo para a coesão territorial.

Todos os signatários manifestaram a disponibilidade para discutir, em conjunto, o envolvimento do setor dos recursos minerais na estratégia de desenvolvimento de Portugal.

Leia a Carta Aberta ao Primeiro-Ministro

Saber mais

Setor da cerâmica pede apoios para fazer face à subida dos preços das energias

07/04/2022

O setor da indústria da cerâmica é mais um dos que reivindicam apoios governamentais para fazer face à escalada de preços inerente ao aumento dos custos com energia. Veja a entrevista .

Saber mais

Fechar

Login

* campos obrigatórios

Esqueceu-se da password?

Recuperar Password

* campos obrigatórios