O BIM e a digitalização da construção – Impacto na indústria cerâmica

14/06/2019

Local: CTCV – Rua Coronel Veiga Simão – Coimbra Data: 14.06.19 No âmbito do projecto BIMClay, financiado pelo Programa Erasmus+, realiza-se mais um seminário internacional sobre a temática do BIM e o impacto das inovações do mercado da construção no sector de produtos cerâmicos. Convidamo-los a conhecer o ponto de situação nacional relativamente a esta nova ferramenta, sob a perspetiva dos que a desenvolvem e dos que a utilizam.
Programa provisório
09h30 – Receção
09h45 – Boas vindas – Sílvia Machado - APICER
10h00 – Apresentação do Projeto BIMCLAY - David Caparros- CTM
10h30 – O BIM no contexto nacional - Miguel Azenha – ISISE | Dep. Eng.ª Civil Universidade do Minho
11h00 – Coffee-break
11h30 – A perspetiva das empresas de projeto e construção - TUU – Hugo Tocha
12h00 – Importância dos objetos BIM para empresas de pavimentos e revestimentos cerâmicos – Nilza Paraiba | REVIGRÉS e Cláudia Antunes | STRATBOND
12h30 – Mesa redonda - Debate / discussão
13h00 – Encerramento
Para mais informações e inscrição ( gratuito) enviar mail para info@apicer.pt

Plano Nacional Energia e Clima 2030 Consulta Pública – Contributos do Setor Cerâmico

04/06/2019

A consulta pública do Plano Nacional Energia e Clima 2030 (PNEC 2030), arrancou hoje e prolonga-se até ao dia 5 de junho, período durante o qual é possível apresentar contributos para a elaboração do documento final. O Plano Nacional Energia e Clima 2030 (PNEC), cuja proposta se coloca agora em consulta pública, é o primeiro de um novo ciclo de políticas integradas de energia e clima e será o principal instrumento de política energética e climática para a década 2021-2030.
Neste âmbito, e dada a importância desta temática para o Setor Cerâmico, a APICER em parceria com o CTCV e com a colaboração da Direção-Geral de Energia e Geologia – DGEG (entidade Promotora da Consulta Pública) e da Agência para a Energia - ADENE, irão realizar no dia 22 de maio em Aveiro, uma iniciativa, que terá como objetivo focar este instrumento na Indústria Cerâmica e setores com ligação ao setor cerâmico, em particular na área Tecnológica e Materiais.

Saber mais

KÉRAMICA 357 já está online!

10/05/2019

O Subsetor da Cerâmica Estrutural é o tema de relevo desta edição da Kéramica. Para isso damos destaque ao trabalho desenvolvido pela Unidade Autónoma “Nossa Telha” bem como às aplicações do tijolo cerâmico em paredes de alvenaria. A propósito do lançamento do novo Guia Para Projeto e Aplicação de Telhas Cerâmicas, entrevistámos o Prof. Dr. Raimundo Mendes da Silva, coordenador deste Guia, editado pela APICER . Os dados mais recentes das exportações mundiais e na UE 28, de telhas e tijolo cerâmicos são divulgados nesta edição, bem como os dados da construção em 2018 e as expectavas da mesma para 2019.

Saber mais

PME Excelência 2018

10/05/2019

Um total de 2378 empresas, representativas dos vários setores de atividade, foram distinguidas com o estatuto PME Excelência 2018. Em conjunto, estas empresas, são responsáveis por 86.606 postos de trabalho.

Parabéns às empresas da Cristalaria e Indústria Cerâmica que integram este número, dos quais destacamos as empresas associadas da APICER
• Topcer - Indústria de Cerâmica, S.A.
• Cerâmica de Pegões - J. G. Silva, SA
• FAPOR - FAIANÇAS DE PORTUGAL S.A.
• PORCEL - INDÚSTRIA PORTUGUESA DE PORCELANAS,
• Cerâmirupe - Cerâmicas, Lda.

Fechar

Login

* campos obrigatórios

Esqueceu-se da password?

Recuperar Password

* campos obrigatórios