"Kéramica n.º 364"

Edição n.º364 Maio / Junho2020

A pandemia será uma das experiências mais traumáticas deste século, que vai deixar marcas e facilitar novas visões de Mundo. Naturalmente, qualquer exercício de futurologia é arriscado no momento. Com sorte e reflexão, poderemos aprender e sair da pandemia mais preparados para os desafios ambientais. Para já, já é possível vislumbrar algumas das grandes tendências do mundo que virão por aí. Muitas delas coincidem com a visão de uma humanidade que usa de forma mais sustentável os recursos naturais do planeta. Mas a recuperação ambiental não depende exclusivamente dos comportamentos da população, visto que é também necessário garantir o empenho e uma rápida adaptação das empresas, da produção, da indústria e das entidades públicas e privadas. O problema ambiental é um problema económico, e vice-versa, uma vez que economia e ambiente vivem em conjunto. É por isso que, no pós-covid, é importante que se reforce a aposta em iniciativas e ações que permitam manter o pioneirismo sectorial e nacional em matérias que vão desde a gestão mais eficaz dos recursos até à economia circular. Por estas razões, temos como tema principal desta edição a sustentabilidade e a economia circular. Em destaque falamos do novo Plano para a Economia Circular da UE. Se até aqui a atenção estava concentrada nos resíduos como recurso, o novo plano concentra-se sobretudo na concepção de produtos mais duráveis, passíveis de reparar e reutilizar, e com maior incorporação de matérias-primas secundárias. A Agência Portuguesa do Ambiente, também referindo este novo Plano, escreve sobre os desafios para uma maior circularidade na indústria Portuguesa, não esquecendo o contributo da APICER na promoção da circularidade das empresas suas associadas - classificação como subprodutos de desperdícios resultantes do fabrico de produtos cerâmicos. Temos nesta edição a colaboração da Secretária de Estado do Ambiente que nos fala das 10 missões para os próximos 4 anos, traçando medidas para uma governança que reconcilie a dimensão de prosperidade económica e social com a dimensão ambiental. Muitos exemplos de empresas do sector poderiam ser referidos nesta edição versando o tema da sustentabilidade e da economia circular, mas apresentamos um exemplo por cada subsector: na cerâmica utilitária e decorativa falamos do caso da Grestel, no subsector de pavimentos e revestimentos o caso da Primus Vitória, na Cristalaria o caso da Crisal Portugal, na louça sanitária referimos caso da Roca e na cerâmica estrutural o caso da Cerâmica de Pegões. O Dia Nacional da Sustentabilidade, para relembrar a importância do tema. APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial fala nesta edição sobre a Rede Portuguesa do UN Global Compact, que faz parte da United Nations Global Compact, iniciativa que procura disseminar a mensagem de que as empresas em qualquer local, de qualquer dimensão e sector, podem contribuir para melhorar o mundo. Nesta edição fazemos uma análise detalhada das exportações de cristalaria em 2019. A Sustentabilidade e a Responsabilidade Corporativa são temas que a Grace tem vindo a debater à 20 anos, tendo como principal missão sensibilizar o tecido empresarial português para a necessidade de apoiar as comunidades e contribuir para uma realidade com menos desigualdades socioeconómicas. No final desta edição, referimos a imp0rtância da economia circular no fim de vida do material cerâmico, um artigo da Associação Smart Waste Portugal. Mas não nos esquecemos das novidades das empresas cerâmicas portuguesas e outras notícias, que também são tema desta edição. Devido à situação de pandemia que vivemos, muitas feiras e certames internacionais foram suspensos ou adiados para novas datas e por isso recomendamos uma leitura atenda ao calendário de eventos. Mas há muito mais na sua Kéramica para descobrir!


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